Um alerta da Secretaria da Fazenda.

A quem utiliza o emissor gratuito de Notas Fiscal Eletrônica (NF-e) do governo do estado de SP.


A Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo informou por meio de seu portal que o aplicativo gratuito emissor da Nota Fiscal Eletrônica será descontinuado a partir de janeiro de 2017.

A justificativa é que a maioria das empresas já não o utilizam, optando por soluções próprias ou de terceiros.

Porém muitas empresas ainda usufruem da ferramenta fornecida pelo estado, principalmente quando a quantidade de Notas Fiscais a serem emitidas é relativamente pequena. Algumas empresas, por sua vez desconhecem a aplicação, que é acessada pelos escritórios de contabilidade que prestam o serviço emitindo às notas da empresa.

  • 07/07/2016
  • Carlos Alexandre Messa
Continue Lendo

Como sua empresa pode economizar?

Em tempos de crise, o verbo mais conjugado nas empresas é “economizar”.


Embora muitos prefiram usar outros termos, o fato é que há uma grande recessão econômica, que traz junto com ela a redução do consumo pela população. E para equilibrar as contas, as empresas precisam desenvolver um controle maior das despesas, reduzindo seus custos. A seguir algumas opções de como economizar:

Faça planejamento financeiro

Opções fáceis, como cheque especial, entre outras, tem taxas muito altas, o administrador da empresa deve estar atento ao fluxo de caixa, a fim de se programar com antecedência. O ideal é fazer uma análise do fluxo de caixa de períodos anteriores (12 últimos meses, por exemplo). Conhecendo os períodos de baixa nas vendas, é possível programar as compras e negociar prazos e condições de pagamento previamente com os fornecedores...

  • 05/02/2016
  • Carlos Alexandre Messa
  • Matéria publicada na edição 1260 do Jornal ET205
Continue Lendo

Quanto eu devo?

Como as pequenas empresas podem controlar suas finanças.


Quanto eu devo? Esta é uma pergunta bastante comum no comércio, principalmente em pequenos estabelecimentos, acostumados a realizar as vendas em carteira (o famoso fiado).

Porém a resposta nem sempre é tão simples para o estabelecimento. Isso porque muitos utilizam ainda a também famosa caderneta, onde se registram as vendas em papel, no caderninho, o que torna necessário pesquisar e somar manualmente a conta de cada freguês.

Aos poucos, lojas, mercearias, açougues, oficinas, entre outros comércios estão aderindo à tecnologia e resolvendo esta situação, pois os fornecedores de sistemas comerciais, percebendo a necessidade, estão adequando suas soluções ao cenário dos pequenos comércios...

  • 22/01/2016
  • Carlos Alexandre Messa
  • Matéria publicada na edição 1258 do Jornal ET205
Continue Lendo

O que é o Cupom Fiscal Eletrônico e para quem é obrigatório?

O que as empresas precisam saber para se adequarem a esta nova obrigatoriedade.


Até junho de 2015 os estabelecimentos comerciais que precisassem emitir o cupom fiscal (o mesmo cupom do supermercado) precisava possuir uma impressora fiscal, lacrada por um posto fiscal e tinha um prazo de 5 ou 10 anos de uso dependendo do tipo adquirido, após esse período era preciso comprar uma impressora nova.

A partir de 01 de julho de 2015 a regra mudou. Desta data em diante, as impressoras fiscais não puderam mais ser comercializadas e lacradas, dando lugar ao novo SAT-CF-e (Sistema Autenticador e Transmissor do Cupom Fiscal Eletrônico), conforme a portaria CAT-147 de 05/11/2015.

Com esse novo mecanismo, as empresas gradativamente precisam se adequar, substituindo os recursos anteriores pelos novos...

  • 19/12/2015
  • Carlos Alexandre Messa
  • Matéria publicada na edição 1256 do Jornal ET205
Continue Lendo

Otimizando a gestão de sua empresa

Bitrace Tecnologia oferece sistema de gestão de pequena e média empresa, visando à facilidade, praticidade e desenvolvimento do empreendedor


Os sócios Luiz Locateli, Carlos Messa e Jeferson Spaulonci

A cidade de Barra Bonita possui grandes empresas de tecnologia da informação, desenvolvimento de sistemas e de gestão. Uma delas é a Bitrace, coordenada pelos barra-bonitenses Jeferson Spaulonci (formado em Gestão de Sistemas da Informação), Luiz Pascoal Locateli (Administração de Empresas com Gestão de Sistemas da Informação) e Carlos Alexandre Messa (Tecnólogo em Informática, especializado em Finanças e Gerenciamento de Projetos).

A empresa oferece a revenda dos produtos FACILITE da TPD Sistemas de Informação, como sistemas de automação comercial e softwares para gestão empresarial. Como contam os sócios, o trabalho abrange as necessidades de empresas de vários ramos de negócios, tanto no âmbito fiscal quanto na gestão.

A TPD desenvolve softwares em Dois Córregos e atua no mercado há mais de 18 anos. Além do desenvolvimento, eles fazem manutenção e atualização constante do sistema, adequando-o às necessidades do cliente e às mudanças tributárias e fiscais que ocorrem quase que mensalmente. A Bitrace também vende equipamentos necessários para utilização do sistema, desde computador (HI – Hardware Intelegente, computador totalmente integrado), até equipamentos periféricos, como impressora S@T (equipamento obrigatório para emissão de cupom fiscal), entre outros produtos. No entanto, também atua no atendimento às grandes empresas em parceria com a Nexo CS, fornecedora de sistema de segurança e medicina do trabalho. Juntas, as empresas realizam a implantação e consultoria...

  • 11/12/2015
  • Jéssica Prado e Luis Rodrigues
  • Matéria publicada na edição 1255 do Jornal ET205
Continue Lendo
Recentes